Rodrigo Sith Lord

Tuesday, March 07, 2006

Desenho é coisa de criança?


Foi-se o tempo em que desenho era coisa de criança, hoje existem diversas opções na programação (basicamente de TVs por assinatura, infelizmente) para jovens e adultos. Esses desenhos levantam assuntos como sexo, drogas e homossexualismo de forma sempre divertida e inteligente.
Atualmente, dois canais lideram na disputa por esse público: Cartoon Network, com a programação Adult Swin, e a Fox, com a faixa Não perturbe.
Sendo fã assumido dos desenhos infantis (entre eles Bob Esponja, Mucha Lucha, Laboratório de Dexter, Meninas Super Poderosas, Mansão Foster, etc) acabo ficando meio suspeito par sugerir tal entretenimento, mas acho que não custa nada tentar.
A seguir vou comentar as programações citadas acima e mais alguns desenhos de outros canais, abordando seus pontos positivos e negativos. Não irei comentar “Animes” (desenho de procedência oriental) por terem abordagens e assuntos diferentes dos propostos acima, em breve falarei sobre eles em outro tópico.

Adult Swin: De sexta a domingo a partir das 23:00h

1. Laboratório Submarino 2021 – Feito a partir de um desenho da década de 70, onde pesquisadores se aventuravam pelo fundo do mar, foi transformado numa área de pesquisa de funcionários públicos. Um dos piores, não recomendo.
2. Harvey – O Advogado – Mostra a personagem Homem-pássaro, antigo herói da Hanna Barbera (muitos não devem conhecer) como um advogado de personagens de desenhos famosos. Embora não seja muito engraçado, é interessante ver os casos mais absurdos sendo julgados. Entre os memoráveis está o de Fredy Flinston sendo acusado de ser um mafioso. Vele dar uma olhada.
3. Space Ghost – De costa a costa – Segue um modelo parecido com o anterior, mas na verdade ele é mais antigo. Nele Space Ghost faz um Talk Show (programa de entrevistas tipo Jô) onde recebe personalidades reais, entre elas até Ronaldinho já deu as caras. Não sou muito fã não.
4. Mission Hill –Nele, dois irmão tem que morar juntos numa cidade distante dos pais. O mais novo é um nerd cheio de frescuras que está no segundo grau. O outro é um total irresponsável de vinte e poucos anos que quer ser cartunista. Para completar, eles ainda dividem o apartamento com dois amigos e tem alguns vizinhos um pouco diferentes. Sem dúvida o melhor, os episódios falam sobre sexo, álcool, homossexualismo e outros assuntos de forma divertida e próxima a realidade.
5. Os universitários – Grupo de amigos vivendo num campus de universidade. Vale a pena.
6. Colégio Bromweel – Um colégio onde acompanhamos um trio de alunas e o comportamento totalmente displicente por parte dos professores. Engraçado mas não tem um visual muito bonito.
7. Projeto Clonagem – Na década de 80, um cientista clonou várias figuras históricas, e hoje eles tem que enfrentar os problemas de adolescentes numa escola. Entre os principais temos Joana Dark, Ghandi, JFK, Cleópatra entre outros. Muito legal, um dos melhores.
8. Aqua Teen – Uma almôndega, um copo de refrigerante e uma porção de fritas formam um grupo de super-heróis. Não comento mais nada, muito fraco.
9. Filmes caseiros – Um grupo de amigos que faz filmes caseiros. É divertido mas não é muito fácil assisti-lo. Tem um desenho feio, um desenrolar e falas meio lentas. Arrisque.
10. Bob e Margaret – Sobre um casal, ela podóloga e ele um dentista. Situações do cotidiano, é legalzinho mas não sou muito fã.
11. O show do Brak – Um dos piores. Mostra como é a vida familiar do vilão do Space Ghost. Muita baboseira e coisas sem nexo, fique longe!


Não perturbe: Segundas e terças 23:00h.

1. Futurama – Dos mesmos criadores de Os Simpsons, conta a história de Fly, um rapaz meio boçal que acaba congelado em 1999 e vai parar em 2999, bem divertido.
2. Simpsons – A família mais famosa dos desenhos não precisa de comentários. Alcançando a 16ª temporada (se não me engano) acabou perdendo um pouco o gás e caindo no besteirol, mas ainda é muito bom.
3. God, the Devil and Bob – Deus desiste da terra e resolve destruí-la, no ultimo instante ele tem uma idéia, analisar um único ser humano para ver se o mundo vale a pena, mas tem mais um agravante... Deus deixou o diabo escolher essa pessoa. Muito bom.
4. Uma Família da pesada – Lembra um pouco Os Simpsons, é sobra uma família que só arruma confusão, liderado pelo pai gordo, que como o Homer, parece ser o homem mais idiota do mundo (eu acho que esse é pior). O ponto forte são os “flashs” que surgem ao longo do episodio após algum comentário ou lembrança. Atualmente é o melhor.
5. Father of the pride – è uma animação digital sobre uma família de leões albinos que trabalham nos shows de Las Vegas. Sempre aborda temas sérios com muito bom humor. Infelizmente anda fora do ar.
6. American Dad – Da mesma equipe de Uma família da pesada, mostra a vida de uma família (só tem isso na Fox!) onde o pai é um agente da CIA. As piadas envolvendo o poder do pai são bem interessantes. Outro ponto legal é o ET que eles escondem em casa. Muito bom!
7. O rei do pedaço – A mais séria de todas, mostra uma família de classe média do Texas enfrentando problemas do cotidiano. Muito interessante.

Outros:

1. South park – Um dos meus preferidos, conta a história de 4 amigos que moram na pequena cidade de South Park. Carregado de palavrões, sexo e violência, tem ponto forte nas sátiras e criticas. Já virou até um longa metragem.
2. Beavis and Butthead – Clássico da MTV, foi um dos primeiros voltados pro publico mais velho. Mostra dois amigos terrivelmente idiotas que só vivem para ver MTV. Hoje não passa mais, mas talvez dê para encontrar o filme nas locadores.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Acho desenhos simplesmente o máximo e infelizmente não tenho como bancar a TV a cabo mas conheço alguns desses citados.

Só para fazer um adendo, acho interessante adicionar à essa lista "Liga da Justça Unlimited" passando no SBT de manhã e ainda um desenho muito bizarro chamado "Os Oblongs" que tb passava no mesmo canal só que tarde da noite, já de madrugada.

11:36 AM  

Post a Comment

<< Home