Rodrigo Sith Lord

Sunday, March 05, 2006

Resenha - 4 - O segredo de Brokeback Mountain


Essa sexta, depois de muita relutância acabei indo assistir O segredo de Brokeback Mountain. Fui devido a vontade da minha namorada e claro por curiosidade, já que sou grande fã de cinema e esse filme em particular tem sido muito comentado esse ano.
Confesso que não esperava muito dele, achava que seria só uma historinha de romance entre dois “viadinhos” (me desculpem o termo, mas não tenho como me controlar) sofrendo os preconceitos por seu amor proibido, mas na verdade o filme acabou se mostrando diferente, na verdade é um filme com cenários muito bonitos com uma historinha de romance entre um “viadinho” e um enrustido sem sofrer preconceitos por que não revelaram nada pra ninguém.
Sinceramente, a academia está dando tanto valor a este filme com medo de ser taxada de preconceituosa, pois ele está concorrndo a nada menos que 8 Oscars. Que o filme ganhe na categoria de Melhor direção de arte eu sou totalmente a favor, embora não tenha visto todos os indicados, o filme apresenta uma fotografia impecável. Levar o Oscar de melhor ator para o enrustido interpretado por Heath Ledger, pode até ser, mas para roteiro, trilha sonora e FILME, sem chance. Vamos aos detalhes...
No filme, dois cowboys são contratados para passar alguns meses sozinhos numa montanha para tomar conta de um rebanho de ovelhas, durante as longas noites sozinhos no frio da montanha acaba surgindo um amor proibido (coitadinhos). Eles se separam ao final de seu serviço e passam 4 anos distantes, vivendo suas vidas. Ambos se casam (com mulheres), tem filhos, e tudo parece bem, até que eles se reencontram e passam a viver um relacionamento secreto ao longo de 20 anos. Pronto isso é o filme, quem não estiver interessado em ver já sabe tudo que acontece, caso você ainda tenha interesse em saber mais alguns detalhes, não gaste no ingresso, leia o resto.
Logo no início percebemos que a personagem de Jake Gyllenhaal (indicado a melhor coadjuvante) é meio suspeito, assim que ele aparece já começa a dar umas manjadas no outro.
Eles sobem a montanha, passam uns cinco minutos de belas montanhas, ovelhas, “homens” em cima de cavalos e uma musiquinha chata de violão (essa que por acaso foi indicada ao Oscar).
Depois disso tem mais uns dez minutos deles comendo feijões em lata e conversando muito pouco com montanhas ao fundo. Durante esse tempo podemos ver o interesse de Gyllenhaal por seu companheiro, nas já citadas manjadas enquanto Ledger começa a se soltar mais um pouco.
Até aí, tudo bem, mas ficava difícil de imaginar como essa amizade iria parar num romance. Fiquei pensando como um iria falar pro outro sobre seus sentimentos. Pra facilitar tudo o excelente roteiro (estou sendo sarcástico) que concorre ao Oscar deu uma brilhante solução... Gyllenhaal agarra seu amigo numa noite fria, olha pra ele e... baixa as calças e vira de quatro enquanto o outro abre o zíper e o resto vocês podem imaginar (se quiserem, mas não aconselho) e que se danem as ovelhas!!!. Obs importante: eles foram contratados pra tomar conta das ovelhas. Pronto, começou a patolagem!
Daí, de dois caras que pouco falavam e ficavam quetos, começaram a correr e brincar um com o outro, se agarravam e esqueciam das ovelhas.
Eles vão embora e vivem suas vidas separados. Ledger volta pra sua noiva e Gyllenhaal ainda tenta com outros homens mas não dá em nada, até que conhece uma garota e acaba se casando.
Quatro anos depois eles se reencontram e passam os vinte anos seguintes pulando a cerca escondidos na velha montanha. Depois de muitas tentativas de ficarem juntos, divórcios, bichas mexicanas e declarações de amor, Gyllenhaal acaba sendo assassinado por sua escolha sexual, fechando com um final meia boca.
Na minha opinião o filme perde muito por não mostrar tanto o que seriam as conseqüências do preconceito que eles iriam receber, focando o filme muito mais no relacionamento romântico entre eles. Esse relacionamento é que é um dos pontos mais fracos do filme, não é muito fácil ver esses dois atores com rostos já conhecidos, com bigode e chapéu de cowboy dizendo: “Vamos viver felizes num rancho, só nós dois”, enquanto estão abraçados, tais diálogos geram grande desconforto durante o filme. Outro ponto que poderia ser mais aproveitado seriam os problemas familiares, mas novamente acabam se perdendo para mostrar mais um beijo ou um “eu te amo”. A passagem do tempo também é prejudicial, vemos 20 anos de história, que acaba sendo muito prejudicial pois tal abrangência de tempo encurta partes que poderiam ser melhor exploradas. Essas passagens chegam a assustar quando vemos as filhas de Ledger dobrarem de tamanho de uma cena para a outra.
Enfim, “Brokeback” (costas quebradas, heheheeh) não é um filme para qualquer um, eu particularmente não recomendo e acho que estão fazendo muito estardalhaço por pouco, o roteiro é pobre (embora alguns já incluam este como um filme de romance do nível de um Romeu e Julieta) e por mais que possa chocar algumas pessoas, já foram feitos filmes muito mais pesados sobre o assunto. O jeito é torcer por Munique amanhã.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bom primeiro de tudo queria comentar o blog bacana que você fez.Boas críticas(você escreve bem)mas sem delongas estou aqui para discordar(não inteiramente)e concordar com alguns pontos de sua crítica do filme "O segredo de brokeback mountain" de Ang Lee.Diferente de você esperava um excelente filme.
Apesar de não ter sido agraciado com o que realmente esperava,consegui ver um bom filme que infelizmente é para mim o mais fraco dos indicados a melhor filme.Digo infelizmente porque é quase certo o oscar dessa noite de domingo ser entregue á ele.
Pelo menos o fato da academia ter indicado o filme está longe de ser pelo motivo citado.Filmes muito bons com tematica e/ou personagens gays(feminino ou masculino)são as vezes ignorados até de indicaçao ao oscar(Má Educaçao do cultuado Almodovár para citar um exemplo).
Poderia ser citado que o filme foi indicado por ser uma história de amor um tanto incomum(a abordagem)sem final feliz.Algo que a academia sempre gostou.O filme é plasticamente muito belo como foi citado.Destaca-se a belíssima fotografia que deverá vencer o oscar.As atuações tambem são muito boas.Heath Ledger e Michelle Williams brilham no casal heterossexual principal da trama.Jake Gyllenhaal teve uma indicaçao um tanto forçada(onde foi ignorado no globo de ouro).Preferia que Will Ferrel fosse lembrado pelo "Os Produtores".
Agora vou aos pontos de principais discordância.
Primeiro a trilha.Achei uma trilha sensacional.Perfeita para o filme.Não gosto muito de violão mas o som do mesmo é o que mais combina com as belas fotografias das montanhas(tente imaginar um piano ou um violino nesse filme.ficaria muito estranho).Se ganhar esse oscar ele será merecido entre outros que não serão tanto.O segundo ponto que discordo é o rumo da trama que voce queria que o filme tomasse.Apesar de um roteiro irregular(vou citar o erro-chave mais pra frente)a história tem um rumo correto.Afinal o que você queria?Que ele(Ledger) saísse do armário ou fosse descoberto no meio do filme?Se a resposta é opçao 1 discordo plenamente.No decorrer do filme vemos um flashback que mostra perfeitamente o perfil do personagem de Ledger.Esse flashback mostra um "trauma" de infância que ele teve.Ele viu um homem ser enforcado pelos testículos por ser visto na cama com outro homem.Como esperar que um homem que teve esse trauma,é machista devido a mentalidade da época saísse do armário por uma relaçao homossexual que teve?Soaria inverossímil no roteiro que já não é brilhante um feito desses.Se foi a opção 2 eu tambem discordo(menos que o primeiro).Isso é facil explicar.Se eles fossem descobertos eles teriam o mesmo desfecho que o homem que foi enforcado teve e o que o próprio Gyllenhaal teve e se isso acontecesse no meio da trama não teriamos filme =).
Pra não dizer que discordo de tudo tenho dois pontos pra tratar.Um que concordo e outro que nem foi citado.
A primeira "relaçao" que os dois tiverem se mostrou falsa e forçada.Enquento o personagem de Gyllenhaal tinha claras tendências homossexuais o de Ledger é o oposto.Observe que no filme Gyllenhaal se interessa por outros homens e só fica com uma mulher(que nem foi ele que tomou a iniciativa).Já Ledger não se interessa por outros homens e tem relaçoes com mais de uma mulher.Ledger é um personagem fechado que teme em mostrar seus sentimentos.Sendo assim,mesmo sozinhos na montanha ficou esquisito eles fazerem sexo após uma única conversa que eles realmente tiveram.Se fosse mais explorado a amizade deles,troca de confidências e somente no final do trabalho acontecesse o sexo ficaria mais real(?) e interessante.Esse pra mim é aquele
erro chave no roteiro que tinha citado anteriormente mas o que não torna o filme ruim mas um pouco longe de ser brilhante.Outro ponto fraco no filme é a maquiagem(que você esqueceu de citar).Como Ang Lee que sempre arrebenta na beleza estética dos seus filmes se esqueceu de dar ênfase na maquiagem de um filme que se passa num periodo de 20 anos?Enquanto a maquiagem de Gyllenhaal è pouco disfarçada através de um simples bigode(!?),a de Ledger è completamente ignorada.O personagem envelhece 20 anos e mal tem cabelos brancos ou expressões facias.Se caso não tivessem filhos(principal meio que Lee usou para mostrar a passagem de tempo através do crescimento deles)algumas pessoas distraídas não reparariam que o tempo tinha passado!Erro grave que a academia reconheceu e nem indicou.
Bom é isso!continue escrevendo as críticas e movimentando o blog pois ele está bacana.

abraço

ps:espero ansiosamente por uma crítica de encontros e desencontros para eu discordar =D

4:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Porra, se for essa viadagem toda como vcs estão dizendo, vou passar longe desse filme... Não acredito que um filme assim possa ser tão premiado... Já ganhou o globo de ouro, deixa o Oscar pra outro, heheh!

8:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

merecidamente nao ganhou o oscar.venceu um filme superior(crash).muito legal o oscar esse ano.

8:35 PM  

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