Rodrigo Sith Lord

Thursday, March 30, 2006

Resenha - 21 - Ong Bak - Guerreiro sagrado


Ong Bak – Guerreiro sagrado é uma produção Tailandesa que pode ser facilmente achada nas locadoras e atualmente está na programação do canal Telecine Action.
No filme Tony Jaa interpreta o jovem Ting, um rapaz com grande habilidade em artes marciais que deseja ser monge. A pequena vila onde mora está passando por dificuldades devido à seca, mas todos acreditam que logo seu Deus irá ajudá-los. Na véspera da grande cerimônia a cabeça da imagem é roubada, fazendo com que Ting vá a sua busca.
A história do filme é bem simpleszinha, sem nenhuma novidade. Aquela velha conversa de que ele não luta por diversão e tudo mais. Mas nada que comprometa o filme.
A grande diversão do filme fica mesmo por conta do ator Tony Jaa, que chegou a ser duble da personagem Liu Kang no filme Mortal Kombat Anihilation. Na verdade, Ong Bak foi feito especialmente para Jaa devido a suas habilidades, mas como foi uma produção de baixo custo, todas as cenas foram filmadas de primeira, impossibilitando o ator de errar qualquer movimento.
Durante o filme Jaa participa de várias lutas, com um ou mais oponentes, mas o grande diferencial está no fato de ele não lutar o Kung-fu e variantes que estamos acostumados e sim Muai Thai e Box Tailandês. Esse fato já nos proporciona lutas muito interessantes onde joelhos e cotovelos são muito utilizados, que já jogou Street Fighter deve lembrar do Sagat, que usa golpes desse tipo. Outra coisa legal nas cenas de luta fica por conta do impacto dos golpes, em boa parte deles, principalmente nas lutas de um contra um, os golpes parecem ter uma grande força e causarem um grande dano ao adversário, esse impacto é mostrado através de reações muito vigorosas por parte de quem sofreu o golpe ou através de ricocheteio em objetos próximos.
Outra coisa muito legal no filme são as acrobacias feitas por Jaa. Durante uma cena de perseguição na rua ele realiza coisas incríveis através de uma corrida de obstáculos, onde os obstáculos são muros, pessoas, carros entre outros. Ong Bak é um bom filme de artes marciais para quem gosta do gênero e principalmente das lutas, sendo o mais reais possível. Não deve ser comparado com filmes como O tigre e o dragão ou Herói, e sim com aqueles bons e velhos filmes de Kung-fu, vale a locação, diversão garantida.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home