Rodrigo Sith Lord

Sunday, March 12, 2006

Especial: O cinema e os campos de concentração

Durante a segunda guerra mundial, o mundo foi aterrorizado pela Alemanha nazista, responsável pela morte de 50 milhões de pessoas em vários países, com o intuito de mostrar ao mundo a suposta superioridade da raça ariana.
A idéia de se exterminar milhões de pessoas simplesmente por serem diferentes pode parecer absurda, mas a história da humanidade está repleta de eventos como esse.
O holocausto foi uma mancha negra na história do século passado, e hoje, atos de racismo têm sido punidos e combatidos para que não mais passemos por tal situação. Na Polônia, é crime negar que o holocausto tenha acontecido. Por mais absurdo que pareça criar uma lei dessas, existem historiadores (que não merecem nenhum respeito) que já levantaram essa possibilidade, um deles recentemente foi preso por ter escrito certa vez que o holocausto não havia acontecido.
Alguns fatos sempre me deixaram dúvidas com relação a esse assunto:
1- Por que os judeus nunca se rebelavam já que na maioria das vezes tinham uma vantagem numérica muito superior aos alemães?
R: Segundo uma experiência realizada na Inglaterra, as pessoas tendem a obedecer supostos superiores, ou pessoas que tenham alguma função de controle. Ex: Uma das experiências consistia em fazer um ator pedir coisas bizarras para estranhos na rua. Ninguém nem sequer dava atenção. Esse ator se vestiu de policial e voltou pra rua, e todos que ele abordava, concordavam em pular num pé só, ou imitar um cachorro. Isso prova que mesmo sabendo do perigo que corriam, os judeus obedeciam as ordens mesmo em ampla vantagem numérica.
2- Como pessoas comuns, se tornavam assassinos cruéis, e mesmo os civis, que denunciavam seus vizinhos e passaram a odiar os judeus?
R: As barbaridades surgiram pelo fato de estarem numa posição de comando, e pela crença de que estavam fazendo o correto.
Por mais absurdo que possa parecer, a campanha nazista tinha por trás do seu banho de sangue, a crença de que um belo futuro estava por vir.
Tal campanha tinha fortes alicerces que se enraizaram no povo alemão. Esses pilares foram construídos através de alguns pensamentos:
· A idéia da eugenia, iniciada por Mendel, com a experiência das ervilhas, serviu como forte motivo para o extermínio de todos que não se encaixassem no perfil do homem perfeito, já que a dita raça superior tem os genes recessivos, e com cruzamento com outras raças acaba perdendo suas características.
· O anti-semitismo, foi outro ponto fundamental para o extermino dos judeus, já que até hoje eles são considerados os responsáveis pela morte de Jesus Cristo.
· Outro ponto contra os judeus, foi o fato que Hitler acreditar que eles eram uma nação internacional, presentes em todo o mundo, e por isso uma grande ameaça que estava presente inclusive em seu país.

O cinema e a literatura vem retratando a muito tempo os eventos que ocorreram durante a segunda guerra mundial.
O terror nos campos de concentração, as vitimas e os sobreviventes do holocausto, vem recebendo belos filmes sobre suas histórias. A qualidade e o poder de suas historias é inegável, e reconhecido pela academia.
A seguir vou comentar três recentes produções sobre o holocausto, cada um abordando diferentes fatos e pontos de vista, todos com excelentes diretores e atores.Totalizando 26 indicações ao Oscar, vencendo metade temos: O italiano “A vida é bela”, o francês “O pianista” e o americano “A Lista de Schindler”.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home