Rodrigo Sith Lord

Sunday, March 12, 2006

Resenha - 11- O pianista


O pianista, dirigido por Roman Polanski, ganhou três Oscars, incluindo o de Melhor diretor de 2002. Roman Polanski é na verdade um judeu polonês que sobreviveu ao holocausto graças ao seu pai, que subornou algumas pessoas para que ele pudesse fugir do gueto de Cracóvia e viver com uma família católica, esse local é exatamente o mesmo onde a história de O Pianista acontece. O filme mostra o inicio das atividades alemãs na Polônia, que iria resultar na morte de milhares de judeus e na destruição do país.
Acompanhamos a vida de Wladyslaw Szipilman, interpretado por Adrien Brody (de forma brilhante, lhe rendendo o Oscar), um famoso pianista judeu que tenta sobreviver durante o avanço alemão. Com o avanço do domínio alemão sobra a Polônia, os judeus vão sendo massacrados e mandados para os campos de concentração, tornando cada vez mais improvável que Szipilman continue vivo.
O belo roteiro (vencedor do Oscar) baseado no livro escrito pelo próprio Szipilman, nos proporciona um sentimento de esperança que não estamos acostumados a sentir, onde a luta pela sobrevivência, mesmo que esta pareça sem muitas chances, e nada para que lutar, a não ser a vida, sem perspectivas de vitória, torna o filme uma angustiante torcida para que aquele pobre ser consiga ter um final feliz, por mais improvável eu seja.
Passamos todo o filme, acompanhando a personagem principal se escondendo pela cidade, e lutando para não morrer, seja de fome, doença ou na mão dos alemães.
A impressionante recriação de uma cidade da Polônia, e a igualmente real recriação da brutalidade alemã completam o clima. Brutalidade que em muitas cenas deixam filmes considerados violentos no chinelo, como a cena em que os alemães jogam um inválido pela janela de um apartamento para não o carregarem pelas escadas. Outras cenas de total desrespeito pela vida são apresentados no filme, nos levando a pensar em como uma pessoa pode chegar a esse ponto.
Um filme imperdível, com uma forte mensagem de esperança, onde o amor de um homem por seu oficio pode abrir as portas de sua salvação.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home